TEXTOS INTERESSANTES


AGOSTO DE 2023


 *PROJETO COLETIVO  - SUSTENTABILIDADE*

Sejam todos bem-vindos ao segundo semestre letivo deste ano, que possamos continuar com a parceria família e escola trazendo muitas aprendizagens para nossas crianças e para todos nós.

Durante este semestre vamos conversar um pouco com nossas crianças sobre Sustentabilidade, que diz respeito à preservação do meio ambiente e utilização dos recursos naturais de maneira equilibrada de forma a garantir a sua existência para as gerações futuras. E vamos partir do ponto de que cuidar do meio ambiente é cuidar do que está aqui, bem pertinho da gente, como a nossa escola e que podemos pensar sobre nossas ações no dia a dia e evitarmos o desperdício de água, alimentos e materiais, bem como reduzir e reutilizar diferentes materiais, diminuindo o impacto destes na natureza.

Teremos algumas ações junto às crianças, tais como:

Conversas sobre o tema em sala de aula e com a comunidade geral;

Ações e intervenções no dia a dia, através do uso de imagens e sensibilização com relação ao desperdício;

Ações pontuais de incentivo à reciclagem de materiais;

Pesquisas e promoção de ações sustentáveis no cotidiano;

Leitura de livros, jogos e brincadeiras que abordem o tema;

Confecção de objetos, brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis;

Continuaremos contando com a parceria das famílias para este trabalho, que começa aqui, mas que precisa seguir por toda a vida de nossos pequenos, afinal precisamos cuidar do nosso mundo para que possamos viver com qualidade.

JULHO DE 2023




REUNIÃO COM PAIS E CHEGADA DAS FÉRIAS...

   Famílias, após um semestre de bastante trabalho e aprendizagens junto às nossas crianças é chegado o momento de nos encontrarmos e conversarmos sobre as aprendizagens que a sua criança alcançou neste período. No dia 07 (sexta feira), teremos nossa Reunião com Pais, neste dia conversaremos sobre o trabalho que realizamos, apresentaremos o Relatório de Aprendizagens e você poderá nos contar o quanto este semestre repercutiu no desenvolvimento deles.
   Quando família e escola atuam juntas na formação das crianças, proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que elas se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem. Então, não percam, vamos prosseguir juntos e acreditando sempre que as crianças podem se desenvolver cada dia mais.
   Após a nossa Reunião, iniciaremos nosso período de férias, uma pausa muito importante para nossas crianças descansarem da rotina escolar, terem contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor. Aproveite este momento para ficar pertinho de sua criança, fazendo coisas simples, como dormir um pouquinho mais, assistir a um filminho a tarde bem juntinho, conversar bastante, brincar de coisas que você brincava na sua infância, pois é na simplicidade recheada de afeto que construímos as melhores memórias.

  Agradecemos imensamente a parceria durante este semestre, desejamos que tenham um ótimo período de descanso e que possamos retornar com muita saúde e energia para prosseguirmos o trabalho com nossas crianças!!!

BOAS FÉRIAS E ATÉ O RETORNO!

EMEB Profª Ana Henriqueta Clark Marim

JUNHO DE 2023


PROJETO COLETIVO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SUSTENTABILIDADE

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM SUSTENTABILIDADE???

Sustentabilidade significa sustentar, manter. Quando falamos em Sustentabilidade Ambiental pensamos na manutenção dos recursos naturais. Deste modo, a preocupação com a sustentabilidade é fundamental para reduzir problemas ambientais como poluição, grande produção de lixo, extinção de animais e vegetais e o fim de recursos naturais, para podermos garantir que estes recursos continuem existindo e possam ser aproveitados pelas próximas gerações.

Para nós, que trabalhamos diretamente com as crianças pequenas, a futura geração, que precisará usufruir destes recursos, é fundamental trabalharmos e incentivarmos o cuidado com o nosso meio ambiente.

Trabalhar a Sustentabilidade na escola tem por finalidade incorporar, de forma gradativa novos hábitos no dia a dia de toda a comunidade escolar. O tema é abrangente e possibilita o trabalho em várias vertentes, além da reciclagem de materiais como alimentação sustentável, uso excessivo de água e energia elétrica, reutilização e reaproveitamento de itens de vestuário e objetos

COMO AJUDAR NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL?

Algumas atitudes simples podem ser adotadas para um dia a dia mais sustentável e voltado à proteção ambiental:

  •     usar água com cuidado, evitando o desperdício e reaproveitando a água sempre que for possível;
  •     reduzir o consumo
  •     não jogar lixo no chão ou na natureza, o lixo pode contaminar o solo e entupir as saídas de água;
  •     criar o hábito de separar e reciclar o lixo doméstico;
  •     evitar consumir produtos com embalagens ou sacolas plásticas, esse material não se decompõe e provoca muitos danos à natureza;

VAMOS ABRAÇAR ESTA IDEIA!!!

MAIO DE 2023

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O brincar é o eixo principal de trabalho da Educação Infantil, fator definido nos documentos oficiais do Ministério da Educação, isto porque é provado por meio de diferentes estudos que o brincar favorece o desenvolvimento da criança em seus aspectos motor, afetivo, cognitivo e social. Amplia as possibilidades de representação do mundo, bem como as formas de compreender e interagir com o grupo social.

Você sabia que a importância do brincar no desenvolvimento humano é tão importante que existe até a SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR?
Sim, existe! E este ano a Semana Mundial do Brincar será comemorada no mês de maio, do dia 20 a 27 e terá como tema “A Natureza do Brincar”.
É natural para a criança brincar, porém nem toda brincadeira acontece naturalmente, a intencionalidade pedagógica é fundamental. A criança também precisa aprender a brincar, para tanto a escola tem que garantir tempo e espaço para que a brincadeira ocorra e é isso que as professoras e toda a equipe fazem, planejam e colocam em prática, de forma muito cuidadosa o brincar em nossa escola.
Qualificando ao máximo o tempo destinado às brincadeiras, garantindo-as na rotina diária da escola, assegurando para a criança a construção de jeitos de brincar, de explorar diferentes materiais e diferentes espaços com diferentes parceiros, envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras, reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia e da solidariedade, constituindo as culturas infantis e desenvolvendo-se integralmente.

Nossa escola irá compartilhar com as famílias um pouco do nosso brincar no dia 28 deste mês, um sábado, em que iremos nos preparar para recebermos as crianças e suas famílias de forma lúdica para que conheçam, o brincar de nossas crianças! Aguardem o convite e não percam a oportunidade de brincar também!

 ABRIL DE 2023

CULTURA DE PAZ E SENTIMENTOS

            Um dos grandes objetivos de nossa escola é trabalhar junto às nossas crianças, famílias e equipe o desenvolvimento de uma cultura de paz, privilegiando o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.

Para tanto, procuramos desenvolver em cada um de nós e nas crianças o sentimento de empatia, de colocar-se no lugar do outro, promovendo o diálogo e o sentimento de amizade, valorizando o que cada pessoa tem de positivo; administrando os problemas com atitudes de respeito e gentileza.

Para conseguirmos desenvolver estas atitudes, buscamos colocar em nosso cotidiano uma atenção especial ao trato das emoções e sentimentos que permeiam o dia a dia das crianças, abrindo espaços para que as necessidades sejam ouvidas e compreendidas. Favorecendo o reconhecimento das emoções despertadas nas diferentes situações. Contribuindo para que as crianças possam reconhecer e nomear estas diferentes emoções e sentimentos, ajudando-os a lidar com cada uma delas, fortalecendo a autoestima.

Acreditamos que com este trabalho cuidadoso e afetuoso estaremos contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade melhor e mais harmoniosa para todos, especialmente para nossos pequenos e contamos com a colaboração de todos, assim como nos colocamos a disposição de todos, para juntos alcançarmos este grande objetivo.

MARÇO DE 2023

!Trabalhando com afeto e sensibilidade... Estabelecendo vínculos e constituindo o grupo

            Estamos iniciando o segundo mês de aula, significa que as crianças passaram pela primeira fase do processo de adaptação, conheceram a professora, os colegas, os funcionários, os espaços da escola, a rotina diária e agora precisam estabelecer vínculos e fortalecê-los diariamente para que as aprendizagens aconteçam de forma eficiente e prazerosa. Para tanto a parceria entre a família e a escola também precisa ser fortalecida e cuidada diariamente e para que isso de fato aconteça precisamos manter o afeto e a sensibilidade sempre presentes em nosso cotidiano.

             Na próxima semana iremos iniciar a Biblioteca Circulante, proposta em que as professoras encaminham uma vez por semana os livros para leitura em casa, com o objetivo de favorecer ainda mais o vínculo afetivo da família, a aproximação da criança à escrita, bem como a aproximação entre escola e família. Precisamos da colaboração para conservação do livro, leitura em casa e devolução na data estipulada.
            Lembramos também que conversar é o melhor caminho, pois a comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável, mas nem sempre é tarefa fácil, especialmente com as crianças que estão começando a ampliar vocabulários, estruturar o diálogo. Desse modo: Segue algumas ideias de como substituir o “como foi na escola hoje?”, por uma conversa mais afetuosa e descontraída:
Ø  O que fez você sorrir hoje?
Ø  Todos os amigos tinham com quem brincar na hora do parque?
Ø  Sobre o que era o livro que a sua professora leu hoje?
Ø  Alguém fez alguma coisa engraçada na escola, que fez você rir?
Ø  Qual foi a melhor coisa que aconteceu no seu dia?
Ø  Qual é a coisa que todo mundo está gostando muito de brincar na escola?
Ø  Você ajudou alguém hoje? Alguém te ajudou?
Ø  Você falou obrigado?

Vamos seguir juntos, escola e família, com muito respeito, carinho e sensibilidade favorecendo o desenvolvimento de nossas crianças!!!

FEVEREIRO DE 2023

Famílias e crianças,

Sejam bem-vindos a nossa escola!!!


            Estamos iniciando o ano letivo de 2023 e também abrindo as portas da nossa escola para desenvolvermos um ano rico em aprendizagens para crianças, famílias e equipe escolar. Aqui, iremos aprender e ensinar muito, as crianças irão vivenciar experiências maravilhosas de interação com outras crianças, educadores, com a natureza, farão a exploração de diferentes materiais, irão desenhar, brincar, pintar, ouvir histórias entre muitas outras propostas.

            Para que tudo isso aconteça de forma dinâmica e prazerosa, o PERÍODO DE ADAPTAÇÃO é muito importante, pois é o momento em que as crianças terão o primeiro contato com a nova professora, com os novos colegas e com o espaço da escola, que está sendo organizado de forma cuidadosa por toda a equipe. Lembrando que a adaptação vai além dos três dias iniciais em que o período reduzido, durante todo o mês de fevereiro, já com o horário normal, estaremos cuidando do acolhimento, para que o vínculo entre a criança e tudo que a escola proporciona seja estabelecido em meio a muito afeto.

     A porta da nossa escola sempre estará aberta para nossas crianças, famílias e equipe, mantendo uma parceria pautada no respeito e cooperação e para que isso aconteça é fundamental mantermos uma boa comunicação durante todo o ano. Estejam à vontade para nos procurarem sempre que considerarem necessário, por meio do telefone, WhatsApp, agenda ou pessoalmente, assim iremos alcançar o objetivo de atender as necessidades das crianças e de proporcionar grandes aprendizagens.


Vocês poderão contar sempre com toda a equipe da EMEB “Prof.ª Ana Henriqueta”!

Um ótimo 2023 para todos nós!











NOVEMBRO DE 2022

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A leitura é uma prática social, antes de ser uma prática escolar, uma vez que vivemos em mundo letrado que reserva um lugar fundamental para a comunicação escrita. Desse modo, inserir a leitura na rotina da escola é uma de nossas prioridades.

Para tanto, as professoras, ao realizarem seu planejamento, o fazem de maneira cuidadosa, organizando o espaço onde se dará a leitura, fazendo a escolha do livro, algumas vezes fazendo mudança da voz para marcar os personagens, sempre procurando motivar as crianças para a participação neste momento, desenvolvendo assim uma cultura leitora. 

Este trabalho tão planejado por parte das professoras, proporciona para as crianças o desenvolvimento da oralidade, do vocabulário, da imaginação e do comportamento leitor, que fica evidenciado quando as crianças manuseiam os livros de forma autônoma e adequada, fazendo a leitura mesmo sem saber ler convencionalmente, construindo a história por meio das imagens. 

As famílias também contribuem para estas aprendizagens quando participam da Biblioteca Circulante, oportunidade em que as crianças têm para levarem um livro para casa e fazer a leitura junto da família, sendo possível assim, estreitar o vínculo com a escola e ter um momento de afetividade junto a criança.

A escola valoriza tanto a experiência leitora que no mês de outubro trouxe a escritora Ana Stoppa, que reside na cidade de Santo André e é autora de 33 livros infantis, para realizar uma conversa com nossas crianças, que ficaram encantadas ao ouvir o que a inspira a escrever, e como ela dá vida aos personagens que cria. 

Vocês poderão saber como foi esta visita se acessarem o blog da nossa escola, aproveitem para fazer isto junto com sua criança, assim poderão ter um momento a mais de proximidade com a escola e de conversa e afeto em família.

Para acessar o blog basta acessar o link: http://anahenriqueta.blogspot.com/ , na aba ACONTECEU NA ESCOLA compartilhamos esse momento com a escritora  Ana Stoppa e outros eventos realizados ao longo do último mês.

OUTUBRO DE 2022

CONSELHO MIRIM

                        Para efetivação da Gestão Democrática na escola temos a Associação de Pais e Mestres (APM) e o Conselho de Escola, composto por pais, professores, funcionários e gestão. No entanto, temos clareza que para a efetivação da Gestão Democrática aconteça de fato, as crianças também precisam ser ouvidas e, a partir de 2014 iniciamos um projeto coletivo com a finalidade de instituirmos o Conselho Mirim em nossa escola.

                      O Conselho Mirim conta com vinte titulares e vinte suplentes, sendo um titular e um suplente de cada turma, com a intenção de que estes representantes expressem as necessidades e desejos de seus colegas, tornando a nossa escola um lugar acolhedor e prazeroso para o desenvolvimento das aprendizagens de todos.

                        Com a pandemia, tivemos que obrigatoriamente interromper a formação e a ação do Conselho Mirim. Ao retornarmos presencialmente este ano, após o processo de adaptação ao contexto escolar, retomamos o processo de constituição do Conselho Mirim.

                        Para a realização do processo de escolhas dos membros do Conselho Mirim utilizamos como recurso a roda de conversa e a leitura da história: “Se criança governasse o mundo – Marcelo Xavier”. A partir desta sensibilização, as crianças interessadas em representar seus colegas se candidatam, os professores fotografam os candidatos e encaminham para a direção da escola.

                        As crianças votam diretamente no computador. Utilizamos o programa “Aperta quem” que se assemelha ao usado em eleições oficiais, inclusive até faz o som da urna eletrônica, o que faz com que as crianças se sintam realmente em um processo eleitoral.

                        É extremamente positivo para as crianças poderem participar de uma organização, que até então, era tarefa apenas de adultos, pois no Conselho Mirim os representantes têm a oportunidade de refletir e falar a respeito de questões da escola, trocando informações com seus colegas, representando o restante das crianças.

“Cidadania é criar oportunidades efetivas e que envolva o cidadão na solução do seu próprio problema, isto não só é sábio como é digno.”

Luis A R Branco


SETEMBRO DE 2022


JUNHO DE 2022

PROJETO COLETIVO DE NOSSA ESCOLA - SENTIMENTOS E EMOÇÕES

“ [...] o aspecto emocional do indivíduo não tem menos importância do que os outros aspectos” Vygotsky (2000 p146)

 

    Nossa escola costumava ter um projeto coletivo no sentido de abordar algum assunto que fosse de relevância para todos: crianças, famílias e equipe. No entanto, nos últimos dois anos, em razão da pandemia, do distanciamento social e dos diferentes desafios que precisamos superar, não conseguimos colocar em prática algum tema que não fosse o acolhimento a todos os Protocolos Sanitários, fundamentais para este momento, mas que sugaram muito de nossas energias.

   Ao retomarmos este ano, presencialmente de forma integral, nos deparamos com uma realidade muito desafiadora, pois percebemos uma grande fragilidade em todos, afinal ficamos dois anos fora de uma rotina escolar, de um convívio social e isto afetou muito os aspectos relacionais de todos.

    Diante disto o grupo optou por trabalhar com Sentimentos e Emoções e acreditamos que realmente esta é a necessidade principal neste momento, pois as crianças, assim como nós adultos, também têm que lidar diariamente com muitas emoções, sentem amor, raiva, alegria, medo, gratidão, tristeza e precisam identificar estes sentimentos para expressá-los mais claramente, conseguindo assim o apoio de quem está a sua volta para compreender e lidar melhor com as consequências de cada um deles em seu cotidiano.

   Assim, convidamos as famílias, para embarcarem junto conosco nesta viagem para o interior de nossos próprios sentimentos, para que possamos, por meio da empatia, gradualmente, percebermos os sentimentos de quem está a nossa volta, conseguindo assim respeitar as emoções que sentimos, as emoções que os outros sentem, especialmente nossas crianças, e consequentemente sermos respeitados por quem está a nossa volta.

MAIO DE 2022

























MARÇO DE 2022









24/05/2017


Resultado de imagem para COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM


QUER SABER MAIS SOBRE A 

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM?

VISITE O SITE:

http://www.comunidadedeaprendizagem.com/







29/03/2017

MORDIDAS NA ESCOLA


Esse assunto é bastante discutido na Educação Infantil. 

Clique no link abaixo, para acessar um texto muito interessante sobre isso.



http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fase-mordidas-686656.shtml

Com carinho
Equipe AHCM





FLUOROSE

O que é?

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes.
Caracteriza-se por uma hipomineralização do esmalte e da dentina do dente (as duas camadas mais externas dos dentes tornam-se porosas). Nos graus mais leves manifesta-se pelo aparecimento de pequenas manchas ou linhas brancas ao longo do dente. Nos casos mais graves, a fluorose adquire uma coloração acastanhada ou marrom (pela deposição de íons exógenos: ferro e cobre, no esmalte que se apresenta poroso), podendo haver perda de estrutura dental; nesses casos, torna-se mais friável (mais fácil de desgastar), necessitando muitas das vezes de tratamento restaurador.


Fluorose leve







Qual a causa?
Muitos estudos científicos apontam como causa da fluorose a ingestão de flúor em excesso.
Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada, sendo que o mais comum é a ingestão, durante a escovação, de creme dental fluoretado por crianças abaixo de 6 anos de idade.
Deve-se observar também a ingestão de outras fontes de flúor, como a utilização de gotas, comprimidos, complexos vitamínicos, alimentos, fórmulas infantis manufaturadas, principalmente àquelas contendo soja, bebidas e chás industrializados, água mineral e produtos manipulados em regiões em que há flúor em excesso ou sem controle na água de abastecimento.

Fluorose moderada




Como prevenir?
A fluorose só ocorre em dentes cuja mineralização se dá após o nascimento, por isso não é comum em dentes decíduos (de leite), que se formam durante a gestação.
A fluorose não passa de uma dentição para outra. Na dentição permanente ela pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes com graus diferentes de severidade. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão e da época de formação dos dentes. 
A partir de um ano e meio até por volta dos três anos de idade, a ingestão de excesso de flúor tem maior risco de causar fluorose nos dentes permanentes anteriores (da frente). Mas até os 06 anos de idade as coroas dos outros dentes ainda estão se formando, por isso ainda há risco para a ocorrência de fluorose. 
Como até os 06 anos de idade as crianças ainda não sabem controlar a deglutição e nem cuspir adequadamente, acabam ingerindo o flúor presente no creme dental. Para evitar a ingestão de flúor os responsáveis devem utilizar uma quantidade mínima de creme dental na escova de dente (tamanho de um grão de ervilha) e sempre supervisionar a escovação das crianças. 
Uma opção mais segura e até os 06 anos de idade a criança usar creme dental sem flúor e fazer aplicação de flúor no consultório com o dentista.

Pelo mesmo motivo, enxaguatórios contendo flúor não são indicados para crianças que ainda não têm controle adequado da deglutição.

Fluorose severa





Resumindo
1.      O bebê não tem controle sobre a deglutição do creme dental. Use creme dental sem flúor.
2.      Crianças de 06 meses até 06 anos não devem usar creme dental com flúor ou se usar que seja com baixa concentração (500 a 550ppm).
3.      Quando a criança já souber cuspir, de preferência após a chegada dos 1° molares permanentes, poderá usar o creme dental com flúor.
4.      Crianças menores de 03 anos podem usar creme dental com flúor 01 vez ao dia (só com supervisão dos pais).
5.      Crianças menores de 5 anos ingerem em média 30% do creme dental em cada escovação.
6.      Acima de 8 anos as crianças estão livres da fluorose.
7.      Os dentes com fluorose são ligeiramente mais resistentes à cárie dental, mas não são imunes a ela.


Fontes: Revista APCD V. 53 N. 5, de setembro/outubro de 1999; ColgateSite Canal Saúde; Odontopediatria – Guedes Pinto. JBO – Jornal Brasileiro de Ortodontia – Ed. Maio.

Educação infantil: o que seu filho leva para a vida toda

As experiências vivenciadas pelo seu filho na educação infantil são essenciais para o desenvolvimento dele e também a base para o adulto que irá se tornar. Entenda por que esta etapa é a mais importante na vida de uma criança

Por Maria Clara Vieira - atualizada em 02/02/2017 12h49

Lá o seu filho corre, brinca, pula, dá risada, se diverte... A escola de educação infantil tem bastante brincadeira mesmo, o que é incrível. Mas não é só isso. Ela é muito importante – até mais que a universidade, acredite! Acha exagero ou está se perguntando o porquê? Essa fase escolar, que atende a crianças de 0 a 6 anos, acontece na primeira infância, um período riquíssimo para o desenvolvimento humano. Cada nova experiência que elas encaram naquele ambiente traz uma série de descobertas diárias. “Como sabemos pela ciência, a arquitetura do cérebro se forma nos primeiros anos de vida. É por isso que o trabalho educacional é extremamente importante e ajuda a definir o futuro desenvolvimento da criança. Na escola, ela ganha habilidades, conhecimento, sensibilidade, valores, capacidade de percepção e de relacionamento”, explica o sociólogo Cesar Callegari, diretor da Faculdade Sesi-SP de Educação.
Por mais que as atividades e os jogos propostos pelos professores pareçam despretensiosos, eles trazem várias lições que são levadas por toda a vida. Provas científicas para comprovar tudo isso não faltam, como um estudo recente realizado com 1 milhão de crianças no estado da Carolina do Norte (EUA). Segundo a pesquisa, alunos que tiveram uma boa educação infantil precisam de menos reforço escolar e apresentam melhor desempenho no ensino fundamental. Em Harvard (EUA), cientistas já apontaram que, quanto mais a criança se desenvolve na escola nessa fase da vida, maiores são as chances de chegar ao ensino superior e ganhar bons salários quando adulta. Se desenvolver bem na educação infantil, porém, não é sinônimo de utilizar apostilas, fazer provas e ter infindáveis deveres de casa. Muito pelo contrário: o aluno deve brincar e se relacionar para aprender.
Emoções e conquistas

Um adulto tem consciência de que o mundo não gira em torno de si e que há mais de 7 bilhões de habitantes no planeta  – mas o seu filho pequeno ainda não sabe disso! O simples fato de estar na escola, portanto, amplia a convivência social e ajuda na percepção de que existe o “eu” e o “outro”. “Quando a criança sai de casa, ela é filha do fulano e da fulana. Ao passar pelo portão da escola, vira aluna, ganha um novo status. Ela precisa dividir e compartilhar, percebe que o brinquedo da escola não pertence a ela e que o colega tem direito de usar também. Assim vai aprendendo sobre negociação e descobre como brincar junto”, afirma Pnina Eva Friedlander, coordenadora e sócia da escola Carandá Vivavida (SP).
O ambiente escolar também propicia o contato e o respeito à diversidade desde cedo. E, como as famílias estão cada vez menores, é muito comum que a única forma que a criança tenha de se relacionar diariamente com outras seja na escola. “A partir da interação, ela percebe que o amigo também tem família e sentimentos, o que é uma questão social muito importante”, ressalta a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano. É então que surgem as primeiras amizades. Por falar nisso, pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) descobriram que fazer bons amigos durante a educação infantil traz consequências positivas no longo prazo. Nas séries seguintes, essas crianças tendem a apresentar melhores níveis de cooperação, sabem compartilhar e se alternar em tarefas, além de terem menos comportamentos hostis e conflituosos com os colegas. Só esses benefícios sociais já bastariam para colocar seu filho na escola, não é? Mas as vantagens não param aí.

RETIRADA DO SITE:
 http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2017/01/educacao-infantil-o-que-seu-filho-leva-para-vida-toda-2.html




Altas doses de Vitamina N(atureza)

Publicado originalmente no blog Eco Maternidade

Por que será que o ser humano dá preferência, sempre que possível, a morar, ou pelo menos passar férias, em um lugar com vista para a natureza (árvores, uma montanha ou o mar)?
Pois essa preferência não parece ser decorrente somente de uma questão estética. Ou seja, não é somente porque uma vista para a natureza é bonita e agradável para os olhos. Estudos têm demonstrado que a proximidade a áreas verdes é de fundamental importância à nossa saúde mental. E mais: o contato direto e regular com a natureza parece ser crucial também para a nossa saúde física.
No caso de crianças, brincar ao ar livre seria muito mais do que aprender sobre o meio ambiente ou sustentabilidade e muito mais do que arejar ou respirar ar puro. A natureza oferece às crianças uma infinidade de experiências sensoriais que não podem ser fabricadas artificialmente.
A terapeuta ocupacional pediátrica Angela Hanscom acredita que todas as crianças devem ter a oportunidade de brincar livremente na natureza. Para ela, o ato de brincar em áreas verdes é fundamental na prevenção de problemas relacionados ao desenvolvimento do sistema sensorial. Angela é fundadora do TimberNook, um programa de atividades para crianças na natureza, com sede no estado de New Hampshire, EUA, e autora do livro Balanced & Barefoot (a sair, em inglês).
Segundo Angela, para que o sistema sensorial de crianças se desenvolva bem, elas têm de se movimentar, seus corpos têm de se deslocar de forma multidirecional por longos períodos de tempo. Assim como no caso da prática de exercícios, as crianças precisam se movimentar com frequência para obterem resultados. Uma aula de futebol ou de capoeira uma ou duas vezes por semana ou 20 minutos de recreio na escola, por exemplo, não seriam suficientes.
Para Angela, muitas crianças têm dificuldade de prestar atenção dentro da sala de aula porque têm poucas oportunidades para se movimentarem livremente ao longo do dia. Sentam-se irrequietas na cadeira porque seus corpos precisam desesperadamente de movimento. E não há nada melhor do que se movimentar ao ar livre e perto de áreas verdes.
Ao brincar em contato com a natureza, as crianças são expostas a diferentes estímulos sensoriais: circulação de ar, mudança de temperatura, a luz do sol, sombras, uma variedade de texturas (troncos de árvores, terra, folhas, areia, grama, etc), e sons. A exposição a esses estímulos traz inúmeros benefícios. Escutar o canto de passarinhos ao ar livre, por exemplo, ajuda na formação da consciência espacial dos pequenos. Ao caminhar ou engatinhar em diferentes terrenos (e suas variações de inclinação, textura, etc), a criança trabalha a musculatura de suas pernas (e braços).
Não é à toa que o Outdoor Discovery Center, uma ONG no estado de Michigan, nos EUA, criou, com a colaboração de pediatras e educadores, uma campanha para melhorar a saúde de crianças de 3 a 6 anos através de atividades na natureza. Além de cartazes e panfletos informativos, a campanha também criou ‘receitas médicas’ que os pediatras passam aos pacientes para incentivá-los a incluir atividades ao ar livre. É lógico que as receitas são uma brincadeira, mas são uma brincadeira muito séria.
Seguindo uma filosofia semelhante à da terapeuta ocupacional Angela Hanscom e dos especialistas por trás da campanha no estado de Michigan, têm surgido cada vez mais pré-escolas ao ar livre em vários países. Vocês leram certo: pré-escolas ao ar livre! Em vez de passar o dia dentro da sala de aula, um tempinho no pátio da escola e fazer alguns passeios fora da escola ao longo do ano, como acontece com as crianças de pré-escolas convencionais, as crianças de pré-escolas ao ar livre passam o dia todo do lado de fora, em áreas verdes, independente do clima. Para essas crianças, é sempre dia de passeio! Vale dizer que muitas dessas escolas ao ar livre se encontram em países do hemisfério norte, em regiões de muito frio e muita chuva durante parte do ano (EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, países escandinavos, entre outros). O lema de todas elas é: não existe tempo ruim para estar ao ar livre e sim roupas inadequadas.
As crianças de uma pré-escola ao ar livre no estado de Washington, na costa oeste dos EUA, por exemplo, passam o dia no meio do mato, em uma área de floresta de cerca de 2 hectares. Brincam na lama, sabem quais folhas são comestíveis e se esbaldam com frutas silvestres, as quais chamam de ‘balas da floresta’. Há professores, é claro, mas eles não têm um plano de aula. As crianças fazem o que querem. À primeira vista, pode parecer o cenário perfeito para o caos, mas tudo flui muito bem.
Segundo a fundadora da pré-escola, as crianças têm ótima concentração quando permitimos que elas façam as coisas no ritmo delas, escolham atividades que aticem sua curiosidade e ponham a mão na massa, isto é, explorem as coisas de forma prática. A fundadora da escola em Washington acredita que não há como as crianças ficarem agitadas a ponto de subirem pelas paredes quando não há paredes! E mais: brincar ao ar livre ainda reduz o risco de a criança voltar para casa com alguma virose transmitida pelo coleguinha de turma. Afinal, não é o frio ou a chuva que fazem com que a criança fique doente, e sim os germes que são facilmente transmitidos em ambientes fechados.
Obviamente, pré-escolas ao ar livre estão longe da realidade da maioria de nós. Mas será que as pré-escolas convencionais e os próprios pais não poderiam se esforçar para ampliar o tempo em que as crianças, principalmente, as menores, passam em contato direto com a natureza?
O que é mais importante para uma criança pequena? Decorar o abecedário ou brincar ao ar livre o máximo de tempo possível?

Fotos: arquivo Eco Maternidade
Referências e mais informação:
http://www.psychologytoday.com/blog/people-in-nature/200901/no-more-nature-deficit-disorder



SUGESTÕES DE SITES EDUCACIONAIS:













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